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sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Atividades


  ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

*Orações Subordinadas Adverbiais

1) Escreva no espaço o tipo de relação existente entre a oração adverbial destacada e a oração principal:
a) “Mas o chá saiu tão bom, que os parentes vivem me pedindo um pouco.” (Carlos Drummond de Andrade)

b) “(...) resolveu não dormir, porque valia a pena esperar de pé.” (Aluísio Azeredo)

c) “O povo não gosta de assassinos, embora inveje os valentes.” (Carlos Drummond de Andrade)

d) “Um amigo pinto trouxe um cavalete e tintas para que os pintores amigos possam pintar.” (Rubem Braga)

e) Se queres a paz, prepara a guerra.

f) Quando chegou Domingo, chegou também a preguiça (...).”(Carlos Drummond de Andrade)

g) “Como ele próprio diz com certa melancolia, levou uma vida medíocre.” (Folha de S.Paulo)

2. Classifique as orações destacadas:

a. Ficou ali ,
até que as sombras foram tomando conta das coisas.
b. À proporção que a escavação descia, a unidade ia-se acabando aos poucos.
c. Como não sabia falar direito, ia balbuciando expressões complicadas.
d. Como estava triste, isolou-se do grupo.
e. Tudo saiu conforme havíamos previsto.
f. O lavrador volta para casa quando o sol se põe.
g. Mentiram para mim, como pude constatar.
h. Semeie hoje para que colha bons frutos no amanhã.

3. Hoje, a dependência operacional está reduzida, uma vez que o Brasil adquiriu autossuficiência na produção de bens como papel imprensa (...)A oração grifada no período acima tem valor:

a) condicional;   b) conclusivo;    c) concessivo;     d) conformativo;      e) causal.
Justifique sua resposta.
4. No período - “E quanto mais andava mais tinha vontade”, ocorre ideia de proporção.
 
Assinale a opção em que tal ideia NÃO ocorre:

a) Quanto mais leio este autor menos o entendo. (    )
b) Choveu tanto, que não pudemos sair. (    )
c) À medida que corria o ano, o nosso trabalho era maior. (    )
d) Quanto menos vontade, mais negligência. (    )
e) Quanto mais se lê, mais se aprende. (    )


Fonte: http://profcristianetoledo.blogspot.com/2010/06/oracoes-subordinadas-adverbiais.html


Atividade de Português - Variações Linguísticas
http://jslles23.blogspot.com/2011/04/linguagem-formal-e-informal-atividade.html 

Atividade de Interpretação com gabarito - clique no link abaixo
http://www.analisedetextos.com.br/2010/06/exercicio-de-interpretacao-de-textos_9726.htm

ATIVIDADE DE COMPREENSÃO

TEXTO: O INDIZÍVEL

A LUTA PELA EXPRESSÃOAntônio Soares Amora

Quando dizemos que conteúdo e forma são concomitantes e indissolúveis em nosso espírito, não estamos a pensar em certos mistérios da vida afetiva. Um exame de consciência, uma auto-observação cuidadosa, revela-nos, na vida sentimental, por exemplo, fatos desta natureza: experimentamos emoções, sentimos profundamente certos estados anímicos - e não encontramos meios para os definir. Não é porventura frequente o caso de simpatias e antipatias involuntárias? Quantas vezes não simpatizamos com uma pessoa, sem nenhuma razão, sem nenhum motivo, sem que nada tenha feito essa pessoa para receber nossa simpatia. Em casos como este temos consciência de nosso estado de simpatia - mas não sabemos explicá-lo, nem defini-lo. É um estado bem vivo em nós - e no entanto indefinível, ou indizível.
Muito mais que o homem comum, o artista, vivendo mais intensamente a vida afetiva, sente esse indizível dentro de si. E sua maior angústia espiritual é encontrar a expressão para essa realidade visceralmente sentida, mas incompreendida. O drama do artista é sempre a "luta pela expressão". E quando o artista consegue vencer a impotência expressiva, e alguma cousa dizer das infinitas e misteriosas ressonâncias de seu mundo interior - essa alguma cousa é sempre muito pouco em face do que ficou incompreendido. Uma obra literária, em face do indizível que ficou na alma do artista é, como diz Bergson, "franja residual" do oceano infinito e inquieto das emoções. O progresso da linguagem e da experiência humana é ininterrupto, suas conquistas são permanentes; mas o mistério da vida é infinito, e a arte há de sempre lutar com o indizível.

1) "Quando dizemos que conteúdo e forma são concomitantes e indissolúveis em nosso espírito (...)"
São concomitantes e indissolúveis porque
a) a palavra e a forma é que dão vida ao pensamento.
b) a essência precede a palavra e juntos formam o pensamento.
c) o assunto e a palavra nascem ao mesmo tempo e não há como separar um do outro.
d) a forma, posterior ao pensamento, serve de veículo para que ele chegue até nós.
e) o pensamento, depois de formulado, liga-se à palavra e juntos formam a mensagem.

2) "(...) sentimos profundamente certos estados anímicos (...)"
Estados anímicos são estados de
a) vontade. b) expressão. c) pensamento. d) comportamento. e) alma.

3) Dentre os trechos abaixo, o único que NÃO apresenta o mesmo tema do texto de Antônio Soares Amora é:
a) "Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino, escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!"

b) "O pensamento ferve, e é um turbilhão de lava:
A Forma, espessa e fria, é um sepulcro de neve...
E a Palavra pesada abafa a Ideia leve
Que, perfume e clarão, refulgia e voava."

c) "Quem o molde achará para a expressão de tudo?
Ai! quem há de dizer as ânsias infinitas
Do sonho? e o céu que foge à mão que se levanta?
E a ira muda? e o asco mudo? e o desespero mudo?
E as palavras de fé que nunca foram ditas?
E as confissões de amor que morrem na garganta?!"

d) " - Como são lindos os teus grandes versos!
Que colorido humano! que profundo
Sentido e que harmonia generosa
Encerra, nos seus símbolos diversos! ... "

e) "Prende a ideia fugaz; doma a rima bravia;
Trabalha ... E a obra, por fim, resplandece acabada:
"Mundo, que as minhas mãos arrancaram do nada!"
"Filha do meu trabalho! ergue-te à luz do dia!"
"Posso agora morrer, porque vives!" E o poeta
Pensa que vai cair, exausto, ao pé de um mundo,
E cai - vaidade humana! - ao pé de um grão de areia..."

4) "(...) realidade visceralmente sentida (...)"
A palavra "visceralmente" quer dizer de modo
a) profundo. b) moderado. c) perfeito. d) completo. e) apaixonado.

Fonte: http://www.analisedetextos.com.br/2011/02/o-indizivel-exercicios-de-interpretacao.html


2 comentários:

  1. Alunos!
    Após a realização do exercícios, vocês poderão postar suas mensagens sobre as questões trabalhadas!

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  2. achei bom mas poderia melhor muito para os alunos se fosse uma coisa diferente não so atividade

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